Condições de teste
É duro e difícil encontrar um amplificador de banco de ensaio perfeito. Muitos amplificadores vêm com efeitos de áudio, reverberação, tremolo, volume máster, e muitos outros recursos e características que podem afetar a sua percepção dos tons/timbre.
Nossa intenção era eliminar o máximo desses fatores quanto possível. A nossa escolha e seleção final foi a 59 Fender Bassman relançada. Esse amplificador em especial foi modificado com as especificações da classic 5F6, usando uma reprodução do gabinete feito em madeira sólida de pinho, alto falantes Jensen, e válvulas pré-amplificadoras NOS- (nova estoque antigo).
Uma válvula retificadora Mullard GZ34 foi usada ao invés do módulo "solid state" (transistorizado) de estoque NOS. Adicionalmente, aos componentes de alimentação (força), foi dado um upgrade e um ajuste de bias variável foi incorporado para facilitar o uso de diferentes válvulas. Os controles de tonalidade e tom/timbre foram ajustados e deixados no meio.
Resultados dos Testes
Existe uma crença muito difundida de que somente válvulas NOS- (nova estoque antigo) são realmente as únicas melhores. A realidade é que hoje existe um grande numero de fabricantes fazendo excelentes válvulas de qualidade. Elas não são as mesmas que as antiguinhas, mas conseguem bons resultados como as clássicas.
Válvulas de 25 Watts
NOS Tung-Sol 5581 - (usada como referência)- Essa é uma das válvulas por muito tempo considerado ser o tom de “Holy Grail”. Parecia apropriado utilizar como válvula referencial, pois não desapontava. Esta válvula tinha níveis de ruídos típicos, mas um detalhe inigualável, um harmônico de primeira.
Tung- Sol 5881 - Reedição- Como no titulo do filme “De Volta Para O Futuro” é o faixo do tetrodo das 5881. Qualquer coisa que você pudesse obter daquela cúpula vintage de vidro se consegue com as Tung-Sol 5881 produzidas atualmente. O melhor das válvulas Norte Americana foram trazidas de volta por cortesia da Rússia.
Tung-Sol 5881 - Deve ser a melhor opção disponível para guitarristas fanáticos. A mágica definitivamente não esta no nome. A nova T.S 5881 está a todo vapor.
Um par que avaliei tem sido vista desempenhando continuamente por aproximadamente 8 semanas. Nesse caso, uma Fender Bassman 1964 utilizando ao máximo em torno de umas 20 horas por semana. Uma válvula divergiu em mais ou menos 1mA, mas isto depois de mais de 150 horas a pleno, full power.
O tom/timbre é tudo que você esperaria de uma NOS pelo um terço do preço. Essas válvulas são de uma gama bem ampla fornecendo tudo desde o som clássico, profundo, baixos tipo piano e até altos limpos e cristalinos. São bastante tolerantes quanto ao “biasing” (é a função de estabelecer correntes ou voltagens predeterminadas em vários pontos do circuito estabelecendo uma condição ideal de funcionamento de uma válvula, por exemplo); permitindo qualquer coisa entre 50%-80% da dissipação nominal a ser ajustada em lenta assim mesmo produzindo um excelente tom/timbre. A construção difere um pouco da NOS que possuo, porém são bem semelhantes. Quanto a microfonias não tem sido problema de forma alguma; não há ruídos, estouros tipo tics, estalos ou agudos estridentes – a não ser que você crie com a guitarra. Tons/timbres distorcidos são espessos mas articulam bem e se tornam mais rico quanto mais forçar. Diminua o volume do amplificador e depois use os controles de volume e tonalidade (tom/timbre) da guitarra e conseguirá praticamente quase tudo que desejar.
O tom/timbre é tudo que você esperaria de uma NOS pelo um terço do preço. Essas válvulas são de uma gama bem ampla fornecendo tudo desde o som clássico, profundo, baixos tipo piano e até altos limpos e cristalinos. São bastante tolerantes quanto ao “biasing” (é a função de estabelecer correntes ou voltagens predeterminadas em vários pontos do circuito estabelecendo uma condição ideal de funcionamento de uma válvula, por exemplo); permitindo qualquer coisa entre 50%-80% da dissipação nominal a ser ajustada em lenta assim mesmo produzindo um excelente tom/timbre. A construção difere um pouco da NOS que possuo, porém são bem semelhantes. Quanto a microfonias não tem sido problema de forma alguma; não há ruídos, estouros tipo tics, estalos ou agudos estridentes – a não ser que você crie com a guitarra. Tons/timbres distorcidos são espessos mas articulam bem e se tornam mais rico quanto mais forçar. Diminua o volume do amplificador e depois use os controles de volume e tonalidade (tom/timbre) da guitarra e conseguirá praticamente quase tudo que desejar.
JAN-Philips
6L6WGB - O som dessas minúsculas válvulas é excelente. Ótimo harmônico, rico e profundo.
Quanto a clareza do som é um pouco menor do que da Tung–Sol, mas somente uma
ligeira diferença. Essas são para rock pesado e ficam boas em qualquer arranjo,
são ótimas para Country, Blues e jazz .
Válvulas
de 30 Watts
Sylvania
6L6GC - (usada como referencia) - Outra válvula trazida com propósito de
referencia.
Infelizmente,
a microfonia foi um problema, sendo ela comparada bem abaixo das válvulas Svetlanas
e Socteks. Tinha um som “sweet”, isto é, suave nas altas notas mas parece que comprar
válvulas NOS pode ser uma furada as vezes, um tiro no escuro.
JJ6L6GC -
Grande, “open”, (exibindo qualidades de delicadeza, parecendo não ter limites
nas altas frequências) “articulate” (som claro e nítido geralmente em
reprodução de voz), essas foram as palavras que vieram na minha mente enquanto
escutava as válvulas JJ. Sua construção é bem robusta com vidro grosso e
montagem bem suportada. Talvez seja esse um fator responsável pelo ruído
extremamente baixo e ausência de microfonia que esta válvula exibe. Essas
válvulas tem excelente qualidade de som e facilmente capturam o som das 6L6, caracterizadas
por grandiosos altos, alta qualidade nos médios, e resposta controlada nos baixos
(abaixo de 160 Hz). “Biasing” (termo comumente usado para a prática de ajustar
a corrente inerte da válvula de saída) foi fácil e bem dentro da margem do
circuito de ajuste padrão de bias no amplificador de teste. Essa é uma grande
opção para qualquer amplificador Fender dos anos 60 e 70.
Mullard
6L6GC - Primeiramente, eu diria que Mullard nunca produziu uma 6L6GC. Esta não é
uma reedição, mas uma válvula nova. A mais semelhante Mullard feita na
Inglaterra seria as KT66 e KT77.
Fisicamente,
essa válvula é uma prima direta da Tung-Sol 6L6GC-STR. A base, partes internas,
micas e clips de mola são virtualmente idênticos. Você poderia afirmar que o som
seria idêntico, mas não é. A turma experta da New Sensor devem ter mudado os revestimentos
e materiais, mas preservando a montagem e prensa estabelecida.
Resposta
ao baixo é firme e o som permanece detalhado. Eu instalei algumas dessas no Harmon
Kardon 1959 e era bem agradável de escutar. Sem fadiga nos ouvidos e som bem detalhado.
Elas também foram boas no meu Fender Brandmaster de 1953. Muito ritmo e alguns
sons de blues quando explorado.
Devido
a sua configuração de frasco curto, essas seriam ideais em qualquer
amplificador, incluindo aquelas combinações de altos ganhos.
Sovtek
5881WXT - Construção sólida e boa performance. Apesar de não ser excepcional, a 5881WXT
é provavelmente a mais comumente válvula usada do tipo. Muitos fabricantes têm
usado esses confiáveis cavalos de força como componentes originais. Uma boa
escolha para uso em geral, mas não tão rico em conteúdo harmônico como outras
em sua classe. Se você prefere rodar sua guitarra diretamente no amplificador,
existem opções melhores. Se você prefere rodar através de um rack de
equipamentos ou gostar de sons do tipo “crunch” (som distorcido feito ao
ajustar o ganho de seu amplificador para um parâmetro mais alto do que necessário
para um som limpo, este som é comumente aplicado em guitarras tipo “heavy metal”), ou “overdrive” (ocorre num amplificador a válvula quando o ganho de entrada (sinal
do som) excede a capacidade que o pré-amplificador pode aguentar), então essa
válvula vai funcionar bem.
Sovtek
6L6WXT+ Amplificador de guitarra a cabo. Se este for o equipamento que você
usa, então esta é uma das duas válvulas modernas que você deveria considerar.
Esta não é uma 5881 reembalada. Extremamente sem ruído e a falta de microfonias
combinam para produzirem uma válvula de excepcional qualidade. Essas válvulas
podem ser utilizadas em qualquer amplificador valvulado. Bastante potencia e
grande ritmo. Nos já testamos essas válvulas com voltagens anódinas de 425 a
500 volts sem problema. Ajuste de “biasing” pode ser ajustado entre
conservativo até quente (máximo); sem grandes problemas e um excelente resultado
será obtido na maioria dos ajustes.
Winged
“C”/SED 6L6GC - Tremendo conteúdo harmônico e no geral um profundo som tornam essas
uma outra excelente escolha para o purista. Elas conseguem aguentar voltagens
sólidas de placa (anódica) e são bem construídas. Considere essas válvulas como
uma excelente escolha para qualquer modalidade de música, fornecendo som
cristalino com variações suaves e bastante potência. Clareza inigualável, harmônicos
complexos, abundância de sustenidos e profundeza.
Continua ...(em breve sobre as válvulas: Svetlana SV-6L6GC, TAD 6L6GC-STR, TAD 6L6WGC-STR, Tung-Sol 6L6GC-STR, Tung-Sol 6L6G, Tung-Sol 7581 /6L6GC).
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